Conseg de Vitorino recebe Carta Constitutiva que, reconhece a atuação dos membros
Na segunda-feira (18), no Plenário da Câmara Municipal, foi entregue aos membros do Conselho Comunitário de Segurança de Vitorino (Consegue), a Carta Constitutiva, documento pelo qual a Secretaria de Segurança Pública do Paraná (Sesp), homologa e reconhece a diretoria da entidade. De fato, o presidente Lucas Bim e demais membros já estão atuando, desde a eleição em julho passado.
Comandante da 1ª Companhia do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM) capitão Anderson Carlos De Pauli, que entregou a Carta Constitutiva destacou que, “o Conseg auxilia muito na segurança pública”. Ele fez questão de afirmar que segurança pública “não é apenas responsabilidade da Polícia Militar, e sim de todo o cidadão.”
De Pauli ainda enfatizou que o Conseg tem a possibilidade de angariar recursos para serem investidos em segurança pública, mas também tem como finalidade a aproximação da comunidade das forças de segurança. “A Polícia Militar deixou de ser aquela polícia isolada. Então nós dependemos sempre da comunidade e essa interação é muito importante para a melhora da segurança pública.”
Para o presidente da Câmara Municipal de Vitorino, Vanderson Junior Echer o Conseg de Vitorino tem o papel fundamental de aproximação da população com as equipes de segurança, “criando um espaço de diálogo que, fortalece a prevenção. Isso permite que moradores, autoridades e instituições trabalhem juntos, buscando melhorar a qualidade de vida.”
Vanderson também reafirmou o compromisso do Legislativo Municipal em apoiar o Conseg e incentivar a participação da população, ao defender que “segurança pública se constrói com união e responsabilidade coletiva.”
Trabalho com a comunidade
“Somos um elo de ligação entre a comunidade de Vitorino, com o secretário Estadual de Segurança Pública. E esta ponte tem como finalidade apresentar os anseios da comunidade, contribuindo para que de fato os investimentos em segurança sejam mais direcionados a nossa realidade”, afirmou Lucas Bim, presidente do Conseg de Vitorino.
Entre as missões da nova diretoria do conselho, está a regularização documental e estatutária da entidade que ficou inoperante por um período, e fazer com que a comunidade de fato tenha conhecimento da retomada dos trabalhos.
Bim também comentou que o antigo prédio da Polícia Militar, que desde a década de 1980 está emprestado ao Município, está em fase de devolução. Segundo o presidente a intenção é reformar o imóvel, permitindo melhores condições de atendimento dos padrões atuais de um Pelotão da PM. Segundo o presidente, este é um dos mecanismos que pode possibilitar o aumento do efetivo policial no município, bem como viaturas.
Outros pontos destacados por Bim como prioridades da nova diretoria é o projeto para viabilizar a ampliação da sala de monitoram de câmeras de segurança em áreas públicas, mas também ampliar a cobertura de monitoramento no perímetro urbano e em alguns pontos na área rural; aproximação das equipes de segurança com a comunidade escolar, mas também pleitear rondas da Patrulha Rural; e a aquisição de drones para monitoramento de locais suspeitos de tráfico de drogas.
Além de Bim integram o Conseg de Vitorino o vice-presidente, Claudio Fidel Ramos; a primeira secretária, Návia Foscheira; a segunda secretária, Isabel Piccinin Bessegatto e o tesoureiro, Lagnin Szady.
A cerimônia em Vitorino, foi acompanhada pela ex-presidente e atualmente vice-presidente do Conseg de Pato Branco, Meri Aparecida de Morais.



