Em 2025, além de vereadora, Elizandra dos Santos Zilio atuou como vice-presidente da Câmara e procuradora da Mulher

por Marcilei publicado 19/12/2025 19h45, última modificação 19/12/2025 19h53

Única mulher eleita para o Legislativo de Vitorino na gestão 2025/2028, Elizandra dos Santos Zilio (PSD), é a oitava entrevistada para a série de matérias que avaliam o primeiro ano de mandato. Em 2025, além de sua atuação como vereadora, ela esteve a frente da Procuradoria da Mulher na Câmara Municipal e atuou como vice-presidente da Mesa Diretora.

Elizandra avalia 2025 como um ano desafiador. “Ainda tenho muito a aprender, mas, foi um período de grandes descobertas e muito aprendizado. Sou muito grata a Deus pela oportunidade de estar vereadora, representando a população de Vitorino”, disse a parlamentar ao lembrar que algumas de suas ideias já são vistas em prática, “e isso me enche de gratidão e responsabilidade para continuar avançando.”

Atuação

Ao longo de 2025, a vereadora apresentou três Projetos de Lei Ordinária que, após terem tramitado na Casa, tornaram-se leis. É de autoria de Elizandra a lei que incluiu no calendário oficial do município o Dia do Agricultor e o mês Setembro Amarelo. Enquanto que a primeira tem o objetivo de celebrar uma das mais importantes classes econômicas do município; a segunda tem como finalidade contribuir para a conscientização e preservação da vida frente os elevados indicadores de suicídio na atualidade.

Já a terceira lei proposta pela vereadora, denominada de Cuidar de quem cuida, além do cunho social, instituiu a política pública municipal de orientação, apoio e atendimento ao cuidador familiar não remunerado de pessoas em situação de dependência, com doenças raras ou outros transtornos.

“A comunidade como um todo é importante. Neste primeiro ano de mandato, mesmo ouvindo as mais variadas demandas”, pontuou a vereadora se mostrando sensível as mais variadas necessidades da população, o que resultou em dez Indicações e cinco requerimentos, sendo que boa parte deles foram para o fortalecimento de políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência e aos seus familiares.

Também é de autoria da vereadora, o Projeto de Resolução que deseja aproximar adolescentes e jovens, em idade escolar, do Legislativo por meio da Câmara Mirim. “A ideia é que os alunos aprendam, na prática, sobre administração pública, cidadania, direitos e deveres. Em 2026, teremos a primeira Câmara Mirim do município de Vitorino, o que representa um grande passo na formação cidadã dos nossos adolescentes”, declarou.

 

Procuradoria da Mulher

Como responsável pela Procuradoria da Mulher no Legislativo de Vitorino, Elizandra trabalhou pela aproximação feminina da Casa de Leis. Além do papel da Procuradoria, foram trabalhados temas como o Transtorno do Espectro Autista (TEA), e os impactos sociais e familiares; a segurança e os tipos de violência contra mulher; a violência sexual de crianças e adolescentes; implementação da Galeria Lilás, valorizando todas as mulheres que atuaram no Legislativo de Vitorino.

A Procuradoria ainda levou a adolescentes orientações sobre violência de gênero, e a mulheres palestras sobre cuidados pessoais e autoestima.

 

Compromisso com Vitorino

Para o próximo ano, a vereadora afirmou que seguirá atuando com transparência na aproximação da população ao Poder Público. “Meu compromisso é de seguir ouvindo a população, levando suas demandas adiante e buscar atender às necessidades reais do nosso município, sendo um canal de acesso entre as pessoas e o Poder Público Municipal”.