Professores a atletas de taekwondo recebem Moção de Aplauso por participação do Campeonato Brasileiro

por Marcilei publicado 14/10/2025 11h10, última modificação 14/10/2025 11h10

Na sessão realizada na segunda-feira (13), os vereadores de Vitorino aprovaram quatro projetos, — um em primeira votação e três em segunda. A 35º Sessão Ordinária de 2025 também foi marcada pelo início da tramitação de dois Projetos de Lei, de autoria do Executivo. Nela também foram entregues as Moções de Aplauso os integrantes da Associação Esportiva Sales Taekwondo, e pelo uso da Tribuna Livre pelo prefeito Marciano Vottri e pela representante da Associação Comercial e Empresarial de Vitorino (ACEVI), Vanessa Romasini Rosaneli.

 

Primeira votação

Cuidar de quem cuida

 

De autoria da vereadora Elizandra dos Santos Zilio (PSD), o Projeto de Lei nº 11, de 2025 foi aprovado em primeira votação. Ele busca a instituição da política municipal de orientação, apoio e atendimento ao cuidador familiar não remunerado da pessoa em situação de dependência, doenças raras ou outros transtornos, o “Cuidar de quem cuida”.

 

Segunda votação

Regulamentação do funcionamento do PAM 24 horas

 

Na sessão foi aprovado em segunda votação, o Projeto de Lei nº 39, de 2025, de autoria do Executivo. Ele regulamenta o funcionamento da unidade de Pronto Atendimento Municipal 24 horas (PAM 24 horas).

Com a criação do serviço, o Município passará a ofertar atendimento ininterrupto de saúde, incluindo finais de semana e feriados. Também de acordo com a PL do Executivo será mantida “equipe composta por médico, equipe de enfermagem, condutores, apoio operacional e administrativo, na forma estabelecida na legislação federal e estadual, e de acordo com os protocolos clínicos estabelecidos às Unidades de Pronto Atendimento 24 horas.”

Para este Projeto, os membros da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, apresentaram a Emenda Modificativa nº 3, de 2025 que alterar o artigo 3º.

 

Doação de imóvel

Ainda passou em Plenário, também em segunda votação, o Projeto de Lei nº 49, de 2025, que autoriza o Município receber doação de imóvel privado, foi aprovado em primeira votação.

De acordo com o Município, ao ser incorporado ao patrimônio público, o imóvel deverá ser destinado para a afetação para uso comum da população.

Para este Projeto, a Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, apresentou a Emenda Modificativa nº 4, de 2025, alterando o inciso I, do artigo 1º.

 

Setembro Amarelo

O Projeto de Lei nº 10, de 2025, de autoria da vereadora Elizandra dos Santos Zilio teve sua segunda votação nesta segunda. Ele incorpora no calendário oficial do município o mês Setembro Amarelo, dedicado a valorização da vida e prevenção do suicídio.

“Um dos pontos mais relevantes do mês Setembro Amarelo, é promover palestras, debates, seminários e demais atividades sobre a importância de cuidar da saúde mental”, destacou a vereadora em sua justificativa.

 

Começam a tramitar

Foi lido em Plenário, e agora começa a tramitar na Casa, o Projeto de Lei nª 14, de 2025, de autoria do Executivo, para a alteração de parte da Lei Municipal n 1.307, de 6 de setembro de 2013, que estabelece as normas de atuação do Conselho Tutelar.

Também foi lido o recebimento do Projeto de Lei nº 46, de 2025, de autoria do Executivo, para a declaração de Utilidade Pública Municipal da Associação instituição do Programa Municipal de Prato Típico Solidário “Cordeiro ao molho Vitorino”. Pela mensagem enviada, a intenção é de que o prato típico do Município seja ofertado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, às famílias em situação de vulnerabilidade social.

 

Moção de Aplauso

Apresentado por todos os vereadores, Alcione Darli Tonon (Podemos), Edilson de Oliveira Santos (PL), Elizandra dos Santos Zilio (PSD), Hélio Moraes Rodrigues (PSD), Idacir Tomasini (Republicanos), Juliano Fragata (Republicanos), Maico William Bessegatto (Republicanos), Valcir dos Santos (Republicanos) e Vanderson Junior Echer (PL), a Moção de Aplauso nº 3, de 2025, foi entregue a professores e atletas da Associação Esportiva Sales Taekwondo, pela participação no Super Campeonato Brasileiro da modalidade, realizado em Aracaju (SE), entre os dias 10 e 14 de setembro.

Além dos professores Rafael Sales e Nathan Gabriel Holz, foram homenageados Pedro Henrique Ruffatto Machado, (medalha de ouro); Lorenzo Sganderla de Oliveira, (medalha de ouro); Henrique Sganderla de Oliveira, (medalha de prata); Davi Antonio de Oliveira, (medalha de prata); Maria Vitória de Andrade Alamino, (medalha de prata); Mirella Anzolin Kemmrich, (medalha de prata); Eloíza Correa Antunes, (medalha de prata); Lorena de Lima da Silva, (medalha de prata); Márcia Aparecida de Lima da Silva, (medalha de prata); Bruno Ross Mattuella, (medalha de Bronze); Luis Miguel Almeida, (medalha de bronze); Pablo de Freitas Lima, (6º lugar) e Bernardo Zilio Vieira, (6º lugar).

 

Tribuna Livre

Inscrita para o uso da Tribuna Livre, falando em nome da Associação Comercial e Empresarial de Vitorino (ACEVI) Vanessa Romasini Rosaneli apresentou o recém lançado Banco de Oportunidades da entidade.

Vanessa explicou que ele é uma ponte entre a população que quer entrar no mercado de trabalho e empresários que buscam profissionais. Desde que foi lançado em 22 de setembro, de acordo com Vanessa, a ACEVI recebeu 35 currículos e três pessoas já estão trabalhando.

Ela também destacou que, além da aproximação de interessados um uma oportunidade de trabalho e empregadores, o projeto da ACEVI auxilia na elaboração de currículo.

Também fez uso da Tribuna Livre, o prefeito Marciano Vottri que detalhou o Projeto de Lei, do “Prato Típico Solidário", enviado para a Casa.

Vottri lembrou que o Prato Típico de Vitorino teve início em 2022, como forma de reconhecimento e de criação de uma identidade gastronômica. Contudo, trata-se de um evento por adesão, o que não permite que muitas pessoas do município tenham acesso a ele.

Assim, de acordo com o prefeito o Município passou a elaborar o projeto solidário, que tem a intenção de fornecer o prato típico a pessoas em situação de vulnerabilidade social, portanto, que não tem condições de pagar para estar no tradicional jantar.

Vottri destacou que a intenção é que, as pessoas que se enquadram nos critérios do projeto, sejam servidas no mesmo local e com a mesma decoração do tradicional jantar. Ele ainda falou em pilares como igualdade, identidade e territorialidade.

A sessão desta segunda-feira, pode ser acompanhada em https://www.youtube.com/live/odPDnErfhIU?si=EMasQnYSgprl9zpK sessão está disponível em: https://sapl.vitorino.pr.leg.br/sessao/pauta-sessao/142/

Os vereadores voltam se reunir, na quinta-feira (16), às 19h, quando será realizada a 5ª Sessão Extraordinária do ano. As sessões são transmitidas ao vivo no canal do YouTube da Casa.