Vanderson Junior Echer: juventude e comprometimento para o fortalecimento de Vitorino
Vereador mais votado em 2024, Vanderson Junior Echer (PL), ao assumir em primeiro de janeiro de 2025, se tornou presidente da Câmara Municipal de Vitorino em 2025. É ele que encerra a série de entrevistas com os vereadores, com a finalidade de garantir a transparência das ações do Legislativo.
Ao assumir uma cadeira no Legislativo, Vanderson passou a desempenhar uma postura ponderada, baseada no debate, se pautando no que estabelece o Regimento Interno da Câmara e das Leis Municipais. “O ano de 2025, foi marcado por uma atuação legislativa pautada no diálogo com a comunidade, de transparência dos atos públicos e do fortalecimento de políticas sociais, educacionais e esportivas”, afirmou o vereador que avaliou como positivo o trabalho desenvolvido no primeiro ano de mandato.
Atuação
Vanderson lembra que sua prioridade desde o início do ano foi de ouvir as demandas da população, mantendo contato direto com moradores, lideranças comunitárias, entidades e instituições. As reivindicações recebidas serviram de base para a apresentação de projetos e para a atuação fiscalizadora do Legislativo, aproximando a Câmara da realidade da comunidade. “Tenho ouvido a população, com o objetivo de transformar demandas em ações concretas e garantir que a Câmara Municipal atue com transparência, seriedade e proximidade com as pessoas”, destacou.
Em 2025, ele apresentou cinco Projetos de Lei Ordinária, — cinco se tornaram leis e um segue tramitando na Casa. São de autoria de Vanderson as leis que reconhecem como utilidades públicas do município, a Associação Esportiva Vitorinense (AEVI), a Associação Esportiva Sales Taekwondo e a Associação de Pais, Mestres e Funcionários (APMF) Professor José Odair Bertoncello.
Também partiram da proposição do vereador, as ações do Abril Azul, como o mês de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA); e do atendimento prioritário especializado a crianças e adolescentes vítimas ou testemunha de abuso, exploração sexual ou violência doméstica, no âmbito da rede pública municipal.
Presidência
Vanderson conduziu os trabalhos da Câmara de Vitorino com os mesmos princípios de sua atuação como parlamentar, tendo o diálogo e compromisso com a transparência das ações públicas.
Ao longo do ano, Vanderson conduziu 45 Sessões Ordinárias, 11 Sessões Extraordinárias. Foram apreciados 82 Projetos de Lei Ordinária, sendo 66 de autoria do Executivo e 16 do Poder Legislativo. A Casa ainda aprovou cinco Projetos de Resolução, três Moções de Aplauso. Também foram apresentados 14 Requerimentos e 70 Indicações.
Neste ano, a Casa Legislativa implementou medidas voltadas à transparência e ao acesso à informação, reforçando a publicidade dos atos legislativos, a organização dos trabalhos internos e a ampliação da divulgação das sessões, projetos e decisões do Parlamento Municipal. “O objetivo foi tornar o Legislativo mais acessível, compreensível e participativo para a população”, disse o presidente.
Compromisso com Vitorino
O aprendizado obtido no primeiro ano de mandato no Legislativo é o que Vanderson pretender multiplicar no próximo ano. “O trabalho segue em 2026 com o mesmo propósito, de fortalecer o Legislativo, ampliar a participação popular e contribuir para o desenvolvimento do município. Sempre com ética, diálogo e responsabilidade pública.”