Eleitos os membros das comissões permanentes para 2026
Os trabalhos legislativos em Plenário, foram retomados na segunda-feira (2), com a realização da primeira Sessão Ordinária de 2026. Neste ano, a Casa será presidida por Valcir dos Santos (Republicanos), ainda fazem parte da Mesa Diretora, Juliano Fragata (Republicanos), como vice-presidente; e o secretário Vanderson Junior Echer (PL).
Dando início aos trabalhos, foram eleitos os membros das comissões permanentes. Em 2026, Alcione Darli Tonon (Podemos), Elizandra dos Santos Zilio (PSD) e Maico William Bessegatto (Republicanos), atuarão na Comissão de Legislação, Justiça e Redação (CLJRF), enquanto que Edilson de Oliveira Santos (PL), Hélio Moraes Rodrigues (PSD) e Idacir Tomasini (Republicanos) fazem parte da Comissão de Finanças e Orçamento (CFO).
Colegiados técnicos, as duas comissões formadas por vereadores têm vigência de um ano, com o objetivo de analisar e discutir os projetos de lei, emendas e outras proposições, antes de sua votação em Plenário. As comissões também podem convocar autoridades públicas para prestar esclarecimentos e realizar audiências públicas.
Expediente
Já na primeira sessão do ano, três matérias legislativas foram lidas e encaminhadas para as comissões.
Foi lido o Veto nº 1 de 2026, apresentado pelo prefeito Marciano Vottri, referente ao Projeto de Lei nº 15 de 2025. A proposição, apresentada no ano passado pelo vereador Maico Bessegatto, dispõe quanto a arrecadação voluntária de alimentos não perecíveis em eventos realizados pela iniciativa privada em espaços públicos do município.
Com a mensagem enviada à Câmara, o chefe do Executivo, veta parcialmente seu texto, retirando do texto original o artigo 4º.
De autoria do vereador Hélio Moraes Rodrigues, foi lido em Plenário, o Projeto de Lei nº 2 de 2026, para instituir no calendário de atividades do município, o Dia Municipal do Trabalhador da Saúde, a ser comemorado em 12 de maio.
Ainda de acordo com a proposição do vereador, para a data, o Município pode realizar parcerias com entidades públicas e privadas para ações educativas, culturais; campanhas de conscientização; e voltadas ao bem-estar dos trabalhadores da saúde local.
Já o Projeto de Resolução nº 1 de 2026, foi apresentado pela Mesa Diretora, para complementação dos nomes dos pioneiros de Vitorino que são mencionados na descrição do Brasão de Armas da Câmara Municipal.
A 1ª Sessão Ordinária, pode ser revista em https://www.youtube.com/live/D7nk38oPpEI?si=ariu6_aexh0TVWJr, já a pauta da sessão está disponível em https://sapl.vitorino.pr.leg.br/sessao/pauta-sessao/260/.
Os vereadores voltam a se reunir em Sessão Ordinária na segunda-feira (9), às 19h.