Em outubro site da Câmara terá predominância da cor rosa para lembrar a importância da prevenção do câncer nas mulheres
Os vereadores aprovaram na sessão realizada na segunda-feira (6), três projetos em primeira votação, — dois do Executivo e um do Legislativo. A 34º Sessão Ordinária de 2025 também foi marcada pelo início da tramitação de dois Projetos de Lei (PL), e uma indicação. Ainda pela participação da secretária de Saúde, Simone Lorenset Guststein, que ao usar a Tribuna Livre falou sobre as atividades do Outubro Rosa.
Primeira votação
Regulamentação do funcionamento do PAM 24 horas
Enviado para a Câmara Municipal pelo Executivo, o Projeto de Lei nº 39, de 2025, foi aprovado em primeira votação. Ele trata da criação, regulamentação e o funcionamento da unidade de Pronto Atendimento Municipal 24 horas (PAM 24 horas).
Com a criação do serviço, o Município passará a ofertar atendimento ininterrupto de saúde, incluindo finais de semana e feriados. Também de acordo com a PL do Executivo será mantida “equipe composta por médico, equipe de enfermagem, condutores, apoio operacional e administrativo, na forma estabelecida na legislação federal e estadual, e de acordo com os protocolos clínicos estabelecidos às Unidades de Pronto Atendimento 24 horas.”
Doação de imóvel
Também enviado à Câmara pelo Executivo, o Projeto de Lei nº 49, de 2025, que autoriza o Município receber doação de imóvel privado, foi aprovado em primeira votação.
De acordo com o Município, ao ser incorporado ao patrimônio público, o imóvel deverá ser destinado para a afetação para uso comum da população.
Setembro Amarelo
De autoria da vereadora Elizandra dos Santos Zilio (PSD), foi aprovado em primeira votação, o Projeto de Lei nº 10, de 2025, que institui no calendário oficial do município o mês Setembro Amarelo, dedicado a valorização da vida e prevenção do suicídio.
“Um dos pontos mais relevantes do mês Setembro Amarelo, é promover palestras, debates, seminários e demais atividades sobre a importância de cuidar da saúde mental”, destacou a vereadora em sua justificativa.
Começam a tramitar
Foi lido em Plenário, e agora começa a tramitar na Casa, o Projeto de Lei nª 51, de 2025, de autoria do Executivo, que estima a receita e fixa a despesa municipal para o exercício financeiro de 2026.
De autoria do vereador Vanderson Junior Echer (PL), foi lido o Projeto de Lei nº 12, de 2025, para a declaração de Utilidade Pública Municipal da Associação de Pais, Mestres e Funcionários (APMF) do Colégio Estadual Professor José Odair Bertoncello.
Indicação
Já o vereador Maico William Bessegatto (Republicanos), indicou ao Executivo, a instalação de iluminação pública no entroncamento das ruas Santa Catarina e Espírito Santo, no bairro Araucária III.
Tribuna Livre

Inscrita para o uso da Tribuna Livre, a secretária de Saúde, Simone Lorenset Guststein, para falar sobre as atividades do Outubro Rosa. Simone destacou que o mês de outubro é dedicado a prevenção do câncer de mama e de colo de útero.
A secretária lembrou que desde 2002, são realizadas ações no Brasil. “O intuído do Outubro Rosa é buscar mulheres para a coleta de preventivo, e mamografia”, contudo, Simone destacou que estes exames são realizados o ano todo, porém se acentuam as ações no mês de outubro, com o objetivo de detecção preventiva.
Além de destacar a programação elaborada para as mulheres na prevenção ao câncer, Simone também comentou as atividades da Semana do Idoso.
Ao retomar a sessão, o presidente da Casa lembrou que na sexta-feira (3), o Instituto Nacional de Câncer (Inca), apresentou os dos dados do Controle de câncer de mama no Brasil: dados e números 2025, onde foi reforçado que o câncer de mama é o que mais mata mulheres no Brasil. Para este ano de 2025, são estimados 73.610 novos casos.
Vanderson também apontou que “como forma de lembrar a importância do autoexame de mama, e da busca por exames especializados para a investigação de outras formas de câncer feminino, durante o mês de outubro, nas sessões, os vereadores estarão usando o laço rosa, símbolo da campanha nacional. Também o site oficial da Câmara está na cor rosa, como objetivo de evidenciar a prevenção e detecção precoce do câncer de mama.”
A sessão desta segunda-feira, pode ser acompanhada em https://www.youtube.com/live/rFK4ULxUJZA?si=4DzGrnpIr81BlXXN já a pauta da sessão está disponível em: https://sapl.vitorino.pr.leg.br/sessao/pauta-sessao/141/
Os vereadores voltam se reunir, na segunda-feira (20), às 19h, quando será realizada a 35ª Sessão Ordinária do ano. As sessões são transmitidas ao vivo no canal do YouTube da Casa.