Projeto de Lei que cria o Dia Municipal do Trabalhador da Saúde é aprovado em primeira votação
Na quarta-feira (18), foi realizada a terceira Sessão Ordinária de 2026, da Câmara de Vitorino. A sessão foi marcada pela leitura de dois Projetos de Lei de autoria do Executivo e uma Indicação. Também foram realizadas três votações.
Foram lidos em Plenário e agora seguem para as comissões permanentes, o Projeto de Lei Ordinária, nº 5, de 2026, trata da revisão anual dos vencimentos dos servidores públicos do poder Executivo. Também de autoria do Executivo, o Projeto de Lei Ordinária nº 9, de 2026 que, altera os níveis de vencimentos de cinco cargos comissionados, a ainda pretende a criação de novo cargo comissionado.
De autoria do vereador Idacir Tomasini (Republicanos) foi lida a Indicação nº 2, de 2026 que pede a instalação de novos bueiros e manutenção dos já existentes na avenida Udir Cantu, no loteamento Dalla Vecchia.
Ordem do dia
Foi aprovado em primeira votação, o Projeto de Lei nº 2, de 2026, de autoria do vereador Hélio Moraes Rodrigues (PSD) para a inclusão no calendário de comemorações, o Dia Municipal do Trabalhador da Saúde, a ser celebrado todos os anos em 12 de maio.
Nesta data, podem ser desenvolvidos eventos educativos, culturais e institucionais; campanhas de conscientização sobre a importância dos serviços de saúde; homenagens e reconhecimentos aos profissionais da área; e atividades voltadas à promoção da saúde e do bem-estar dos trabalhadores.
Também foi aprovada, em primeira votação, por meio do Projeto de Resolução nº 1 de 2026, a alteração do texto de apresentação do Brasão de Armas da Câmara de Vitorino.
De autoria da Mesa Diretora, composta pelo presidente Valcir dos Santos (Republicanos); vice-presidente, Juliano Fragata (Republicanos); e o secretário, Vanderson Junior Echer (PL), passa a constar o nome completo dos pioneiros de Vitorino que são representados pelas estrelas.
Ainda foi votado, de forma secreta, como previsto no Regimento Interno, o Veto Parcial nº 1 de 2026, apresentado pelo Executivo referente a Lei Ordinária 2.196 de 2025 que trada da arrecadação voluntária de alimentos não perecíveis em eventos realizados pela iniciativa privada em espaços públicos do município.
A 3ª Sessão Ordinária, pode ser revista em https://www.youtube.com/live/yMmDRtlvwTY?si=lBcfBnpn8SeI_XRJ, já a pauta da sessão está disponível em https://sapl.vitorino.pr.leg.br/sessao/pauta-sessao/262/.